Vitaminas

Cada vitamina é caraterizada em várias classes, cada um com diferentes efeitos:

Vitamina A

A vitamina A é essencial para o crescimento e desenvolvimento, para a formação e manutenção dos dentes, ossos, tecidos moles, membranas mucosas e pele, para a manutenção do sistema imunitário e para uma visão saudável, sobretudo com baixa luminosidade.

Vitamina B

As vitaminas B são um grupo de vitaminas hidrossolúveis importantes para o metabolismo celular, ajudando o corpo a obter ou criar energia a partir dos alimentos ingeridos e a produzir glóbulos vermelhos. podem ser adquiridas através das proteínas.

Vitamina C

O corpo necessita de vitamina C para produzir colagénio, uma proteína fundamental na reparação dos tecidos do corpo.  A vitamina C melhora a absorção de ferro a partir de fontes alimentares de origem vegetal e ajuda o sistema imunitário a proteger o corpo de doenças. Frutas e legumes são as príncipais fontes de vitamina C

Vitamina D

A vitamina D é fundamental para manter ossos fortes e saudáveis, ajudando o corpo a absorver o cálcio e outros minerais a partir dos alimentos. A vitamina D é também importante para o correto funcionamento dos músculos, dos nervos, do sistema imunitário, e previne o aparecimento de osteoporose.

Vitamina E

A vitamina E é um antioxidante que protege as células dos danos causados pelos radicais livres, fortalece o sistema imunitário, alarga os vasos sanguíneos e impede a formação de coágulos. As células do corpo usam vitamina E para interagir entre si e para desempenhar várias funções importantes. Os alimentos mais ricos em vitamina E são os óleos vegetais como o óleo de girassol ou o óleo de gérmen de trigo ou óleo de cártamo; frutos secos, como amendoins, avelãs e amêndoas; e sementes, como as sementes de girassol.

Vitamina K

 Vitamina K é responsável na formação das proteínas que participam na coagulação sanguínea. No entanto também tem um papel fundamental em outras funções do nosso organismo, tais como construir e reparar os ossos, e ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares. Abacate, feijões de soja, frutos vermelhos como framboesas, arandos e mirtilos, as ameixas e as pêras são também boas fontes.

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