1 – Chocolate negro

O chocolate negro ajuda a reduzir a pressão arterial e, graças ao cacau, que é rico em flavonoides e antioxidantes, também ajuda a diminuir o mau colesterol e a aumentar o bom. Além disso, é diurético e rico em vitaminas e minerais.

2 – Limão

Este citrino é muito rico em vitamina C, o que ajuda a aumentar o colesterol bom e a fortalecer os ossos. Os flavonoides cítricos encontrados no limão podem ajudar a impedir o crescimento de células cancerígenas e têm poder anti-inflamatório.

3 – Brócolos

Este legume contém vitaminas K e C, dois nutrientes essenciais para os ossos. Para além disso, o brócolo é dos legumes que mais ajudam a prevenir o aparecimento de cancro.

4 – Batatas

De acordo com esta publicação a batata é um dos alimentos mais saudáveis do mundo, ao conter 60 microgramas de folato (uma vitamina hidrossolúvel que interfere na formação celular em cada unidade, mais ou menos a mesma quantidade que se encontra num copo de brócolos ou espinafres. Já a batata-doce, tem 8 vezes mais a quantidade de vitamina A, que ajuda a combater o cancro e a fortalecer o sistema imunitário.

5 – Salmão

Este tipo de peixe é uma ótima fonte de ómega 3, um ácido gordo que tem sido associado à redução do risco de depressões, doenças cardiovasculares e cancro. De acordo com estudos efetuados, uma porção com 85 gramas conta praticamente 50% da dose diária recomendada de vitamina b, que se acredita proteger contra o Alzheimer e a perda de memória.

6 - Nozes

As nozes são os melhores frutos secos em dietas para regular o colesterol, porque são os mais ricos em ácidos gordos e ómega 3. É facto comprovado que este último melhora o humor e ajuda a combater o cancro.

7 – Abacate

Esta fruta é muito rica em ácidos gordos, em glutationa, que é um poderoso antioxidante. É ainda uma fonte muito forte de minerais e contém magnésio, ajudando no metabolismo da glicose (açúcar) e a nutrir os nervos e o cérebro. Também é rica em cálcio, estando por isso indicada no combate a osteoporose, ao ferro, à anemia e ajudando na formação dos glóbulos vermelhos e fósforo que, juntamente com o cálcio, ajuda na mineralização dos ossos. O abacate reduz ainda o colesterol e a pressão sanguínea e ajuda a regular o sistema digestivo. É anti-inflamatório e fornece muita energia contribuindo para uma boa saúde mental.

8 – Alho

O alho é uma importante arma de combate às doenças e consegue impedir o crescimento das bactérias, incluindo o E.coli, que é uma bactéria que habita no intestino e que pode causar infeções. Para além disso, tem um poder anti-inflamatório e ajuda a diminuir os níveis da pressão sanguínea e do colesterol.

9 – Espinafres

Estes legumes contêm antioxidantes essenciais para o sistema imunitário, ajudam a prevenir o cancro e são ricos em sais minerais, tais como ferro, cálcio, fósforo e vitamina A, para além de fibra. São benéficos para a saúde da pele, para regular os intestinos e para o bom funcionamento do cérebro e da pressão arterial.

10 – Feijão

É uma ótima fonte de minerais, é rico em vitaminas do complexo B, em proteína, em fibra e, por isso, ajuda a regular os intestinos e a manter a saciedade. De acordo com a Fitness Magazine, comer feijão quatro vezes por semana pode reduzir em 22% o risco de doenças cardiovasculares e de cancro da mama.

Close Menu